quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

De volta às terras lusas!

Pela a falta de tempo e por, quando ter tempo livre, eu acabar viajando para fora de Portugal, eu tendo deixado um pouco de lado os posts mais simples do dia-a-dia e do que eu tenho feito pelo Porto. Então deixemos as minhas injustiças com essa cidade linda de lado e voltemos a falar dela, porque ela merece!

Como eu já havia reclamado outras vezes, o Projecto 4 vinha tirando a minha vida, mas depois que o terminei pude curtir minha liberdade condicional por umas semanas para o recesso de natal e ano novo (detalhe, a entrega foi: 1 maquete 1/200, uma maquete 1/500, uma apresentação do power point e obviamente as pranchas, sendo 3 em papel A1 e com desenhos basicamente na escala de 1/200). ENFIM, o que importa ser relato aqui é que, nesse tempinho, eu recebi a visita de um amigo lá da FAU-UFC que está estudando em Valência, na Espanha, o famoso Pedro Belo. 

Voltando de um dia de projecto 4 na FAUP.
Guia do Porto!

Então lá vai eu descobrir o meu lado guia turístico do Porto, que, aliás, eu percebi que adoro. Acho que tenho compartilhado pouco menos do que eu gostaria de compartilhar das minhas experiências com as pessoas mais próximas e o blog é até uma das ótimas alternativas para isso, mas ter um amigo aqui, poder caminhar na rua com ele, mostrar os locais que frequento e que gosto de ir é mesmo algo muito legal e que me deixa muito animado. Então fizemos o tour basicão do Porto, indo no eixo Baixa-Ribeira, onde tem uma concetração grande de coisas boas para ver (Jardins do Palácio de Cristal, Piolho, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Livraria Lellos, Torre dos Clérigos, Avenida dos Aliados, Estação São Bento, Sé do Porto, Igreja de Santa Clara, Ponte Dom Luís, vista de Vila Nova de Gaia, Ribeira e acho que isso é tudo - nada do que eu não tenha citado em outros posts) - encerramos o passeio com umas cervejas por lá.


A melhor vista no clima de inverno.

Partiu, Guimarães!

Aproveitando a passagem do Pedro por aqui, tiramos um dia para ir à Guimarães! A primeira cidade de Portugal, que tem o primeiro castelo daqui e que, além de tudo, é a capital da cultura européia em 2012, ou seja, imperdível.

Então pegamos o trem (combôio, como eles chamam aqui) meio dia e fomos à Guimarães (que é perto do Porto, cerca de 1 hora). De uma maneira geral, a cidade é linda, sério. É pequena, mas muito organizada, parece uma daquelas vilas de filme antigo. É um programa para se fazer outras e outras vezes. Vimos basicamente o centro de cultura Vila-Flor, que é até um projeto arquitetônico interessante (não sei de quem) que agrega um objeto contemprâneo a um antigo e, nesse antigo, tem um jardim MUITO bonito que parece coisa de filme também, eu ficaria ali duas horas se não tivessemos perdido tanto tempo para sair do Porto. Depois saímos e passamos o resto da tarde no Castelo de Guimarães, passamos ainda por uma ou outra igreja e pelo Toural (que é a praça mais bonita que eu vi por lá). Ficamos no castelo até anoitecer, jantamos e voltamos para o Porto. Haveriam ainda outras coisas a ver se o tempo não tivesse sido tão corrido, por isso, como tinha dito antes, ainda devo voltar lá! :)

Skyline de Guimarães.
Jardim do Parque Vila-Flor.
Castelo de Guimarães.
Continuando...

Na volta do Pedro à Valência, vieram outros dois amigos, na verdade um casal, Paulo e Marina, eu também fui guia deles em uma tarde pela Baixa e pela Ribeira, fazendo mais ou menos o mesmo roteiro. Com eles eu fui ao show do Criolo na Casa da Música, o que foi duplamente MASSA, pois pude conhecer mais do prédio e ainda conferir um grande show de um dos principais artistas brasileiros dessa década. Foi muito bom!


A vista da boa e velha Ribeira.
Acho que é isso, logo eu volto e atualizo o meu natal e o meu ano novo também (ambos sensacionais). :D

4 comentários:

  1. Hum,muito legal receber visitas de amigos!!!Fico feliz por vc!!!Quando eu for iremos a Guimarães,pois eu adoro coisas antigas e deve ser lindoooooo!!! E vc está se saindo um ótimo guia hein????kkk Bjão! te amoooo...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Eltin :D
    Realmente uma injeção de ânimo receber amigos próximos!
    Saudades ;)

    ResponderExcluir
  3. Guimarães é tudo, quero conhecer o/
    Realmente deve ser muito bom ver pessoas conhecidas em terras diferentes! Haha!

    Saudades, te amo!

    P.s.: esperando o post de Paris, haha! :*

    ResponderExcluir