terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Um matuto in Netherlands!

Hey! O blog ainda existe, mesmo sem eu ter tido vida extra faculdade nas últimas semanas por conta das entregas de Natal, hoje eu tiro a poeira! Bom, dando continuidade a sequencia cronológica da coisa: depois do meu break depressivo (necessário) do último post, vamos voltar a falar de coisas boas!

Depois de uns meses iniciais intensos (inclusive no que diz respeito às viagens), lá estava eu evitando olhar as passagens baratas da Ryanair para não cair na tentação e sair mundo à fora (como vinha acontecendo), pois eu precisava me organizar financeiramente e também voltar a dedicar meu tempo livre ao próprio Porto (que oferece muita coisa a fazer - sempre). PORÉM, eu ia ter uma semana folga na faculdade, já que eles dedicam esse período à avaliação dos trabalhos de mestrado e coisas do gênero, paralisando as atividades da graduação. Então eu me permiti olhar as passagens para Holanda uma semana antes de ir e encontrei uns preços muito bons, somados  ao fato de eu ter grandes amigos estudando lá e de querer muito vê-los, daí não podia dar outra: comprei, fechei hostel e planejei passar por 4 cidades.

Vamos lá!

1º dia - a chegada e um pouco de Amsterdam!

Fui em uma quarta-feira em um voo bem cedo da manhã (Porto-Eindhoven, já que era o único destino que nossa amiga Ryanair oferecia para Holanda), aproveitando a ocasião eu pretendia dar uma passada no centro de lá para conhecer algo e também no estádio do PSV, mas Eindhoven é uma dessas cidades novas que não tem um centro histórico bonitinho ou coisas do tipo e o clima (chuvoso) não estava muito propício para eu fazer passeios a pé por lá, então me apressei para ir na estação e comprar meu bilhete direto á Amsterdam Central Station! Aliás, o sistema de integração das linhas férreas é um coisas exemplar! Tenho a impressão que todas as cidades de lá tem um estação e que você pode chegar a qualquer parte do país de trem. Enfim, comprei meu bilhete, peguei o trem e cheguei em Amsterdam no final da tarde.

Tenho dois pontos a destacar nesse primeiro momento:

1 – É muito comum que as pessoas que venham passear pela Europa se restrinjam ao óbvio (por quererem conhecer o maior número de países diferentes), mas quem tiver a oportunidade de pegar um trem e ir para as cidades “secundárias”, vendo as paisagens e conhecendo MESMO o país, o faça, acho que uma pessoa que só foi a Amsterdam não conhece a Holanda como deveria, por exemplo, pois ela, como outros países reservam coisas incríveis para mostrar fora do que seria o óbvio. Eu AMEI passar por aquele campos, ver as fazendas, as vacas holandesas, os moinhos, as outras cidades que passei, sempre erguendo as torres das suas catedrais até a névoa que baixa do céu, foi uma experiência linda e que eu recomendo.

2 – Não foi uma experiência bonita, mas deve ser relatada: eu perdi meu iPod, não sei bem se eu perdi mesmo ou se fui furtado, pois quando desci na estação vi que era algo MUITO movimentado e foi quando eu me dei conta que meu bolso estava vazio. Eu não cheguei a registrar B.O. ou coisa do tipo, mas depois voltei no Achados e Perdidos de lá na esperança de encontrar, mas fiquei apenas na vontade.

Dando continuidade: sai da estação e fiquei DESLUMBRADO aquela pequena amostra da cidade, com prédios históricos tão diferentes, com umas cores tão peculiares, meio avermelhados, tão detalhados, sob um céu bem cinzento que não chegou a me incomodar, muito pelo contrário, tomei como algo tão bonito quanto o resto da paisagem. Voltando a vida real eu me dei conta que T. O. D. O. S. os dados do hostel estavam no iPod, então lá estava eu no meio de Amsterdam tendo que me virar com meu inglês (já que não sei nada de holandês) e dar um jeito de chegar até lá mesmo sem saber onde ficava e qualquer outra informação. Força! Eu sabia de duas coisas: que eu deveria pegar os TRAM (uma espécie de bonde) 1, 2 ou 5 e que a estação tinha o nome parecido com Led Zepplin (isso mesmo, hahaha!). Então subi no TRAM e fui pedir ajuda ao trocador falando algo como “Eu pretendo chegar a uma parada chamada Led... Led... Ledze..” foi quando um raio de esperança surgiu nas suas palavras  “LEDZEMPLEIN!” e eu retruquei dizendo “ISSO! :~D”. Daí só desci, pedi ajuda a uns holandeses para me guiarem por aquelas áreas até encontrar o hostel, não foi tão complicado assim! Devidamente instalado, saí no final da tarde e fui caminhar pela cidade até anoitecer e minhas penas cansarem.

Amsterdam Central Station!

2º dia - Amsterdam e amizades!

Acordei com a missão de conhecer muita coisa pela manhã/tarde e de encontrar minha amiga Fêr no final do dia, já que ela viria da sua cidade Zwolle para me ver (uêba!), conforme havíamos combinado! Então andei, andei, andei... Entrei em uns dois espaços de exposição abertos... Fui no Parque Vondel, em outros espaços verdes menores, em praças... Acho que passei por todas aquelas ruas dos canais (haha), sempre fotografando... Acho que Amsterdam é um tipo de cidade-monumento, é como se estar lá já fosse o suficiente, você não tem uma grande referência como a Torre Eiffel de Paris ou o Big Bang de Londres, o cartão postal da cidade são as próprias ruas, com todos aqueles canais e com aquela arquitetura tão peculiar, em todas as ruas é bom de estar, de passar... Enfim, depois de muito andar fui encontrar com a Fêr e foi MARAVILHOSO vê-la, pois é uma grande amiga e uma pessoa por quem eu tenho um carinho imenso! Só Deus sabe o quanto é bom encontrar grandes amigos por essas terras depois de tanto manter relações “superficiais”. Ela veio junto com uma amiga brasileira que está na mesma cidade, a Helô, de Natal (amo encontrar nordestinos)!
Ambas ficaram no mesmo hostel que eu e de lá fomos curtir a noite de Amstedam! Antes de sentar em qualquer bar ou ir em qualquer boate, preciso dizer que fomos ver o quão surreal é ir nas Red Ligths (aquela rua que tem as p*tas nas vitrines), torno a dizer: surreal! Sem mais! No fim da noite surge o nosso amigo-da-noite, que está morando em Devender e também foi me ver em Amsterdam, Bruno Ramos! A farra foi trash, mas foi boa! Sem mais 2! :D






3º Outro pouco de Amsterdam e "Haia, aí vamos nós"!

Eu e a Fêr fomos passear mais e mais por Amsterdam, conversar, por os papos em dia e coisas do tipo! A Helô teve que sair para encontrar um amigo brasileiro que estava por lá. Ainda no terceiro dia nós fomos para Haia, a cidade que nossa amiga Lana está morando! Então depois do nosso resto de dia na capital, partimos para cidade real holandesa! Lá nos acomodamos no quarto da Lana e aproveitamos a noite em um bar bem divertido, com música animada e com nossa empolgação de estar juntos.


4º Um dia de Rotterdam e outra noite de Haia!

Como a Lana estava cheia de trabalhos, ela não pôde ir com a gente à Rotterdam, que é bem próxima de Haia! Então acordamos cedo, pegamos o trem e fomos bater lá, eu e a Fêr. Eu já tinha certa impressão de Rotterdam, baseada em não sei exatamente o quê, talvez tivesse visto algumas imagens em um passado mais distante, não sei bem, mas foi bom chegar lá e sentir a atmosfera que eu esperava na parte antiga da cidade (nos únicos 10% que a merda da Alemanha não destruiu na segunda grande guerra - fiquei com esse sentimento de raiva/indignação depois que eu soube), essa parte tem um tom meio amarronzado muito bonito e o outono tornou a paisagem mais bela ainda. Já a parte nova, é realmente NOVA e, por muito, chocante, já que eles experimentam arquitetura contemporânea das mais variadas formas. Inclusive fomos ao NAI (algo como Instituto de Arquitetura da Holanda), que além de ser um prédio diferente, tem muitas coisas legais para oferecer (até mesmo uma exposição do nosso arquiteto tupiniquim João Filgueras Lima, o Lelé). Eu pude ver outras coisas legais como a ponte Erasmus que, como reza a lenda, é a primeira ponte talhada do mundo e o parque da Euromast. No fim do dia voltamos para Haia, para a companhia da Lana pra curtir outra noite, passeando pelo centro da cidade e, depois, sentando e tomando umas cervejas!






5ª O restinho de Haia e a volta!

A missão do dia era acordar cedo e turistar em Haia, então tivemos que, praticamente, operar um milagre, já que eu tinha voo com hora marcada de volta para o Porto no mesmo dia (saindo de Eindhoven). Então levantamos, comemos e corremos para o centro (agora os 3), lá vimos o Parlamento de Haia, fomos ao museu do Escher e também vivenciamos um pouco da cidade sem tanta pressa. Daí fomos ver o mar ainda, nesse dia o sol resolveu sair e coroar a minha viagem nas últimas horas dela, deixando a praia com cara de praia, apesar de eu não ter arriscado por os pés na água que devia estar mais do que gelada. Depois do roteiro básico de Haia, que também é uma cidade linda, voltamos para pegar as coisas em casa e partir para Eindhoven, já que as meninas aproveitaram minha partida para verem um evento que ia ter lá (de alguma coisa que não lembro muito bem)! Tudo ocorreu em paz, peguei o avião a tempo e voltei para minha casa: o Porto.





Toda viagem tem muito a acrescentar e com a Holanda não é diferente, já que é um país incrível e apaixonante, mas se tornou algo mais bonito/especial ainda por eu ter encontrado amigos tão próximos que fazem tanta falta no meu dia-a-dia. Eu poderia até me prolongar em dizer coisas boas, mas acho que um FOI INCRÍVEL está de bom tamanho! <3


7 comentários:

  1. ai amigo, que irado! as fotos estão lindas. saudades de vcs, meu povo!!!! ;***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu, minha linda! um dos próximos post vai ser um matuto na Galícia! hahahah! :P

      Excluir
  2. Aew, até que enfim um post.
    Adoreiiii \o/
    O que eu mais queria era andar de trem e ver essas paisagens que você disse, deve ser realmente encantador! :)

    Saudades! ♥

    ResponderExcluir
  3. Finalmente tive um recesso e tempo para ler :D
    Um post muito esperado por mim, já que Amsterdam foi uma das cidades mais surreais que eu já visitei, e como eu sempre digo, adoro a forma como você capta cada detalhe, é como visitar por outros olhos, mais sensíveis eu diria!
    Muita saudade de você meu amigo!
    Eu sei o quanto você deve estar feliz aí, e por isso não serei egoísta para dizer: volte logo!
    Aproveite cada segundo ;)

    ResponderExcluir
  4. Ei Eltin fiquei lendo e sonhando com todos os comentários e com todos as fotos,pois fico imaginando como deve ser lindo a Holanda.Sempre gostei muito de ler sobre esse país!!!Me atrai o antigo e o contemporaneo dessa terra!!! E ainda mais que foi daí que vc começou a me dar aquele belíssimo presente de aniversário!!BEIJÃO!!! Teamooo:)¬

    ResponderExcluir