domingo, 30 de setembro de 2012

Quase duas semanas depois.


Acho que posso iniciar esse post dizendo que o que eu vivi em quase duas semanas eu tenho a sensação de ter vivido em quase dois meses. É tudo muito intenso, é muito corrido, é muito rápido... O dia amanhece e quando me dou conta já está chegando o anoitecer (que aqui tem sido às 20 horas) de tanta coisa que é necessário fazer. Quase nunca eu tenho um tempo de ócio, aqui estou sempre ocupado, quando não estou na faculdade ou apenas passeando pela cidade (nunca na minha vida andei tanto a pé e isso é muito bom), estou tendo que fazer alguma coisa de casa (responsabilidade que eu não tinha antes). Então eu tenho realmente muita coisa a contar a respeito de CADA dia que eu vivo aqui. Só ultimamente as coisas tem se tornado mais ROTINA, já que as aulas começaram e, por conta disso, eu tenho compromissos com alguns horários recorrentes na semana. 

Se perguntarem como eu me sinto, eu diria que me sinto muito bem. Se eu falar que parei para chorar por conta de tristeza, eu estaria mentindo, se alguma lágrima escorreu do meu olho foi por felicidade. Isso não quer dizer que seja fácil, porque não é mesmo, principalmente com a vida de "rei" que eu tinha lá em Fortaleza (digo isso porque sou mal acostumado nos braços da Adri, da minha mãe e da minha vó que fazem tudo por mim, haha). Porém, acho que chegar aqui e ter a chance de aproveitar tudo isso é maior do que meus "mimos", além do que é uma aprendizagem que vai além da vida acadêmica ou profissional, pois aqui ninguém vai fazer algo por mim que não seja eu mesmo. Com algumas raras exceções, pois as pessoas boas sempre aparecem no nosso caminho e, no meu caso, quem apareceu foram os anjos Maísa, o Miguel e o Matteo que tem se mostrado grandes amigos e que tem me ajudado muito de uma maneira ou de outra.

Sobre algumas coisas de Portugal e dos portugueses:

1. A comida não é tão gorda o quanto a do Brasil, não é aquele tipo de comida que a gente come até não conseguir mais andar. Tudo aqui é mais leve, a base de muito vegetal e de peixe também. Ainda não tive o prazer de comer carne como uma picanha ou uma maminha, mas o peixe... hum... o peixe é MUITO bom. Ainda não experimentei a tradicional francesinha do Norte de Portugal, mas dizem que tem uma especial em Vila Nova de Gaia, então preciso ir até lá comer um "cadinho" como eles dizem. Aqui eles vendem alguns salgados, como os que comemos no Brasil, isso torna as coisas muito mais fáceis e no supermecado tem uma variedade de coisas muito boa e barata TAMBÉM (inclusive no Pingo Doce, guardem esse nome quando vierem a cá - $$$)!

2. É difícil compreender a maneira que eles falam no começo, mas acho que já é mais tranquilo pra mim agora. O segredo é saber os termos que eles usam para algumas coisas, como "estásagostardaestadiaacá?" é algo que falam muito rápido, mas quando entendemos que eles usam pouco gerúndio e "a cá" ao invés "aqui", por exemplo, as coisas vão fincando mais simples. (isso foi tipo uma mini aula de português, hahaha)

3. Essa impressão de que português é chato e rudes, eu não tive. Claro que alguns são mais esquentadinhos, até porque isso tem que ter em qualquer canto do mundo, mas de uma maneira geral eu afirmo que o portugueses são pessoas legais e mais, que tratam nós brasileiros muito bem.

Abaixo algumas fotos dos lugares que fui nos últimos dias e não postei nada sobre.

Voltei ao jardim do Palácio de Cristal.

Voltei à Ribeira.

Dessa vez subi na Ponte D.Luís e fiz fotos como essa.

Fui a praia de Matosinhos em um dia de muito sol e vento frio.


Compensei os dias sem postar com esse post grandinho hoje, haha. 
Tenham uma boa semana!

10 comentários:

  1. É isso aí, amigo! Vamos que vamos! :D Temos bons dias e aprendizados pela frente.

    chorei com a foto tirada da Ponte D.Luís... UAU!

    Fê!

    ResponderExcluir
  2. Quando alçamos vôos longos e altos é exatamente para ampliarmos nossos caminhos e conhecer novos horizontes !!!as vezes precisamos sair em busca de novos aprendizados,novas experiências,outros saberes para que a vida venha a ter outros sentidos.E a caminhada continua Elton Sales... TE AMO !!BJOS

    ResponderExcluir
  3. As fotos sempre surpreendendo :D
    E coincidentemente estavamos na praia comentando como só tem pessoas boas ao nosso lado! Saul: Iles, quando eu sei que é amigo do Elton eu já sei que é do bem.
    Você imagina o resto da conversa, mas conclusão: quando somos pessoas boas, de caráter, só atraimos mais gente assim pra perto :)
    Ai está a prova!

    E vaai aprender a lavar prato/roupa eltin! oaiueaioe :x
    saudade!

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, obrigada por atender meu pedido e falar da comida e do sotaque, estava realmente curiosa, haha.
    E quanto sua ocupação, que bom, né? Não tem tempo de sentir aquela saudadezinha chata, e eu não me dou o luxo de chorar de saudade também, sei que você está bem e feliz, isso é o mais importante pra mim.

    Te amo, beijos ;*

    P.s.: Pra variar as fotos sempre lindas, é um conjunto perfeito a paisagem e você (fiz a irmã babona agora, haha)!

    ResponderExcluir
  5. depois desse post temos que virar mais uns copos! hahahha
    isso é porto, eltonnn, aproveitaaaaaaa :D

    ResponderExcluir
  6. E que foto é essa, tirada da ponte?
    Perfeição!

    ResponderExcluir