quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Quase dois meses.

Errr.. Acho que posso começar dizendo que tudo já não são flores como no primeiro mês. Isso é até engraçado, pois pra maioria das pessoas que passam por essa mesma experiência, de ficar um tempo fora, é comum que sintam o baque da adaptação logo nos primeiras semanas. Comigo foi justamente o contrário. Acho que no primeiro mês eu tava deslumbrado com a cidade, com a situação nova, quase me comportando como um turista que veio passar longas férias na Europa (o que deve ser maravilhoso). Hoje, não menos deslumbrado, eu curto de uma forma menos prazerosa a cidade, afinal, alguém precisa dar conta das coisas da faculdade, que, por sinal, tem elevado o nível de cobrança quase aos céus. Na verdade, as disciplinas complementares ao Projecto 4 estão indo muito bem, mas é o nosso amiguinho citado que tira muito a minha paciência por alguns motivos técnicos, digamos. Já que estou tendo que projetar um edifício de um programa pouco comum no Brasil (um Centro de Documentação) em outro país, com outro clima, com outro comportamento de luz e ventilação, em uma cidade que tem mais de mil anos de existência, com outra legislação, com outra cultura e com um monte de outras coisas além. Aí, alguém vem e me diz: "Eltinho, isso é um aprendizado, aproveite essa oportunidade". Então eu respondo que é exatamente isso que eu tenho feito, mas que nenhum aprendizado custa barato, especialmente os de AGORA.

Resumindo um pouco meu post típico de um nativo de câncer: acho que comecei a sentir o peso da  rotina, além de dar conta de uns probleminhas básicos que sempre aparecem, aqui não seria diferente em relação a esses "poréns" cotidianos, mas justamente é diferente por não ter ninguém por mim e por, muitas vezes, eu me sentir um pouco só.

No mais, a cidade continua linda, ou até está mais linda do que quando eu cheguei. Pois é outono e ela está preenchida com tons amarelados, amarronzados e avermelhados, além de soprar um vento mais frio, mas que não chega a incomodar, muito pelo contrário. Acho que essas mudanças se refletiram um pouco em mim, talvez eu tenha mudado seguindo a lógica das estações. Pois eu cheguei do eterno calor de Fortaleza, no calor de verão do Porto com uma certa estabilidade, mas o outono veio e, com ele, veio também minha fase de transição/adaptação (mais do que normal). Algumas coisas eu posso destacar nessa fase de transição, como a minha mudança de lar, como a ida da minha principal referência do Porto, a minha amiga Maísa (de Fortaleza), para Matosinhos (bem mais distante de mim) e o retorno do meu melhor amigo (o Matteo) da FAUP pra Itália, por questões de saúde.

Aos amigos, não se preocupem se eu, por vezes, pareci no fundo do poço sem chance alguma de escapar (hahaha!), pois é natural do meu ser reclamar&reclamar, colocando sempre uma dose de drama nas minhas estimadas reclamações. O post tem mesmo essa razão um pouco mais negativa, mas o meu objetivo é ir relatando minhas experiências, não só as boas e maravilhosas (como as viagens dos sonhos).

Outono!
Vou até encerrar com uns versos de uma das músicas mais bonitas que o Caetano fez pro repertório da irmã dele, a Maria Bethânia: "Rosa do Viver" do disco Alteza, de 1980.

"Desfolhar a rosa do viver
Sem temer a ponta dos espinhos
E oferecer a vida nas canções de amor
Lágrimas na luz do refletor

A minha vida é um romance glorioso
Escrito com as tintas da paixão
Cada verso meu, cada canção
É amor, é amor

A cada folha desse livro original
Fica mais rico o enredo
Tudo o que eu canto é real
Esse o meu segredo

[...]"

Em uma das minhas andanças pelo Porto.
Escutem e se sintam um pouco aliviados  pois comigo sempre funciona. Então, nos vemos na próxima! Bom fim de semana a todos!

9 comentários:

  1. amigooo, vc eh lindo! ta bombando no blog. saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ôh, morrendo de saudades também. pena que vem pro Porto justamente quando eu não vou estar aqui! espero que possamos nos ver o quanto antes! saudades mil! :)

      Excluir
  2. OWnn.. Acho que vc está passando pelo processo no ritmo como o de todos, primeiro mês são flores e tudo é novidade, depois vem essa fase ai. Mas em breve vai chegar a fase de não querer mais voltar pra casa... (mesmo com a saudade) ai vai ser foda. HUAhuahuahua. Beijo meu amor, aproveita muito. Levante as mãos pros céus que você tem curtido muito por ai, e problemas quase sempre são bons depois que passam. ;)

    ResponderExcluir
  3. É Eltin...essa fase é inevitável! Ainda mais pra um canceriano nato ;p
    "O canceriano é um ser que vive em função de seus sentimentos e imaginação, com grande sensibilidade e intuição. Tem fases, como a lua..."
    Mas..foco nos trabalhos que vai melhorar :D
    Abraço, saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, amigo. espero que ainda esteja se planejando pra me visitar! :D

      Excluir
  4. Acho que essa fase já esperada sua, mas não deixa de ser chata, haha. Então foco nos estudos e procura uma diversão, né? Pq ninguém é de ferro afinal.
    Saudades dos papos, quase não nos falamos mais!
    Te amo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também morro de saudades, mana! tu podia dá uma facilitada entrando mais no skype, né. te amo!

      Excluir
    2. É pq passo o dia todo no trabalho e a noite na faculdade, fica difícil, mas vou dá o meu jeito.
      Você sem o viber piorou um pouco, né?

      Excluir