terça-feira, 25 de setembro de 2012

Primeiro dia de aula!


Na verdade os dois primeiros dias de aula. Bem, no primeiro a faculdade tava lotada DE VERDADE, tinha gente de todo mundo por toda parte, só encontrei outros dois brasileiros (uma de São Paulo e outro de Curitiba), mas soube que tinha cerca de 20 estudando lá. A minha teoria de que a maioria dos ERASMUS da FAUP eram italianos se confirmou. O povo que eu conheci foi todo italiano, eles tem sido mais próximos de mim. 

Uma aula introdutória estava marcada pro primeiro dia, mas só rolou mesmo uma apresentação do docente no auditório, acompanhada de uma apresentação do Coro da faculdade (amei, inclusive fizeram uma apresentação de um clássico brasileiro: "nessa rua, nessa rua tem um bosque, que se chama, que se chama solidão" - aquele momento nostálgico que dá um arrepio e uma mistura de sentimentos por ser brasileiro) e em seguida com uma exposição de alguns trabalhos dos períodos anteriores (de muito alto nível) das mais diversas disciplinas. Ainda na apresentação deu pra perceber o quão orgulhosos (pela escola ter dois prêmios Pritzker, o prêmio máximo dado a um arquiteto) e, ao mesmo tempo, um pouco abalados por conta da crise que o país enfrenta, relativo a falta de emprego e tal. Outra coisa que me chamou atenção foi eles premiarem um aluno por ter tido o melhor desempenho acadêmico ao fim do terceiro ano de faculdade, com direito a discursinho para todos os calouros e ERASMUS lá reunidos.

No segundo dia também não houve A aula propriamente dita, o que houve foi outra reunião no auditório com todos os alunos de Projecto 4. O objetivo era mostrar o programa, o sítio, algumas referências e tudo mais. Vai ser um projeto MUITO, mas MUITO longo e devo ter umas dores de cabeça ao longo desse ano com ele, mas espero que possa extrair muita coisa boa. O programa consiste basicamente em um equipamento cultural em uma escala urbana e de tema livre (direcionado a qualquer público especifico, se assim desejar) inserido no contexto da Trindade (uma parte antiga do Porto). Eu percebi que eles trabalham de uma maneira diferente da minha faculdade, com uma uma disciplina chamada Construção 3 auxiliando DE PERTO o que diz respeito a conforto ambiental (que avalia acústica, clima, ventilação, insolação e por aí vai) dos projetos.

OBS1: nesses últimos 3 dias a coisa esfriou e tem ficado mais tenso sair de casa, porque sempre tá "garoando" (como dizem em Sampa) e o vento daqui é MUITO frio. Na semana passada tava fazendo na casa de 24 ou 25 graus de dia, mas nessa tá fazendo na faixa de 17 ou 18, então foi uma queda bem significativa e vai esfriar mais ainda. Oficialmente entramos no outono e as árvores estão ficando avermelhadas, é bem bonito!

OBS2: encontrei um pessoal de Fortaleza no shopping, uns caras que tão fazendo engenharia, reconheci pelo sotaque na fila do Subway, hahaha.

Não fiz foto da FAUP nos primeiros dias de aula, 
mas diz essa foto para terem noção do tempo.

7 comentários:

  1. Ei, mas que massa esses primeiros dias! Acho ótimo ver você curtindo. Só me pergunto como anda o português desses italianos... Hahaha. Quanto ao projeto, o difícil é que é meio solto o conceito, não achou? Quanto ao frio e as árvores mudando, eu sei bem do que vc está falando, levei um choque térmico quando cheguei, mas o dia por aqui está tão lindo que vale a pena o friozinho. Boa sorte ai nessas aulas! beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, muito massa! o português dele não anda muito bem, hahaha. e não, o projeto é bem amarrado, a única coisa livre é se direciono os museus e coisa do tipo pra algo mais específico, como música, cultura brasileira, futebol ou qualquer outra coisa, por exemplo! eu acho legal esse tipo de liberdade, é mais o tema. :)

      Excluir
  2. Muito massa seus primeiros dias de aula aula, espero sempre ter novas informações, mesmo que sejam sobre suas 'dores de cabeça', haha! E essa foto do clima me deu foi sono, haha! Deve ser delicinha dormir assim, aqui em Fortaleza tá cada dia mais quente, haha!

    Saudades, bom falar com você hoje!

    i♥u

    ResponderExcluir
  3. Eita que a porra agora ficou séria! Hehehe!;***

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Você vai ter que se empenhar muito nesse projeto, hein eltin! Primeiro porque tem que mergulhar na cultura, geografia, arquitetura...e todos os outros conceitos para o seu projeto estar em sintonia com Porto! Mas é assim que se aprende mais né! Com desafios :D
    Ainda estou cobrando pelas fotos..ainda mais com essa paisagem de outono chegando!
    Qual o teu email no skype?
    Abraçãão

    ResponderExcluir
  5. Pois é, tenho saído pouco com a câmera e tenho feito poucas fotos com o iPod, haha! Mas vou postar assim que der! :x

    ResponderExcluir