sábado, 22 de setembro de 2012

A Faculdade de Arquitetura.

Não foi pra aula que eu fui, mas tive que aparecer duas vezes na FAUP (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto) no finalzinho da semana (útil) pra resolver umas coisas da minha matrícula. Coisas como documentação e tal! Bem, ela fica pertinho daqui, coisa de uns 6 ou 7 minutos caminhando em umas ruas bem agradáveis, bastante arborizadas e onde as pessoas que vem de carro param quando te veem esperando na faixa (isso deve ser destacado quando se é um brasileiro).

Chegando lá eu tive uma ótima impressão, como as universidade do Brasil, a daqui é muito arborizada e tem aquele clima acolhedor (pelo menos eu acho isso da UFC). Quanto ao projeto arquitetônico, eu já achava interessante, mas conhecer por dentro e ver a maneira que os espaços se articulam e a maneira que o Siza trabalha algumas coisas simples como os acessos e as esquadrias me impressionou mais ainda, tipo, é nessas preocupações com os detalhes que ele se mostra o grande arquiteto que é. Agora que conheço de perto a obra dele posso encher a boca e dizer que CURTI muito e que o cara é bom-zão mesmo.

Enfim, o outro ponto da visita à faculdade que vale a pena ser comentado é a escassez de brasileiros (pelo menos nos dias em que eu estive lá). Conversei com uns italianos, com uns franceses e, claro, com uns portugueses, mas brasileiros nenhum. O que é muito bom, pois tenho chance de treinar meu inglês e IMERGIR um pouco mais da cultura além-do-mar.

Ah! Não podia esquecer de dizer que comi no restaurante da universidade. Aqui não é como em Fortaleza que tem dois ou três Restaurantes Universitários para toda cidade, aqui tem praticamente um para cada faculdade e os preços variam de uma faculdade para outra. No caso da FAUP o custo de um prato com arroz, verdura e frango ou peixe (ou qualquer outra coisas) + uma sopa + pão + fruta (maça, pera, banana) = 2,50 euros, um preço muito satisfatório, diga-se de passagem, já que, em Portugal, um prato básico custa em média cerca de 6 ou 7 euros.

Espero viver ótimos momentos lá. É isso, pessoal! :D

O edifício da FAUP.

A vista do campus para a Ribeira.

4 comentários:

  1. se Deus quiser vai dar tudo certo e vc vai tirar grandes proveitos desta nova casa de saber !!!!te amo !!!bjos

    ResponderExcluir
  2. E como foi seu primeiro dia de aula hoje? ;D

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, quero saber como foi teu primeiro dia de aula. Já entrou na sintonia do sotaque português? Acabei de passar em frente a tua rua... Deu saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho entrado, a cada dia! no começo era ruim, mas já tá melhor! abração, amigo. saudades! :)

      Excluir